quarta-feira, 26 de março de 2014

O Bolo Xadrez (tutorial em fotos)

E hoje foi dia de pôr a mão na massa e preparar o nosso: Bolo de xadrez verzul azul ! ! ! Sim, vamos começar falando da cor. Usei corante em gel azul, mas muita gente o julgou como verde. Seja como for, o bolinho saiu e tá aí, bonitinho e cumprindo sua função: quadriculado e DELICIOSO! :D

Vamos ao que interessa:


 A Massa
Pode ser qualquer uma de sua preferência. Até quem não sabe cozinhar pode fazer usando massa pronta (não é o ideal, na minha opinião, porque perde o gostinho de bolo caseiro). No meu caso eu fiz uma massa só (de baunilha) e depois dividi em duas, colorindo uma das partes. Se você preferir, pode fazer uma parte de chocolate e a outra de baunilha.. Fiz colorido pra ficar mais atraente e diferente do tradicional.
Dividir a massa em partes iguais
Usei corante em gel azul, mas corante líquido (anilina) também serve. Usei essa quantidade

Misturar até incorporar à massa

Ta-daaaa!
Massas prontas, o próximo passo é como a mágica acoontece


                                                                  ...E a magia começa :D

Para fazer o efeito precisamos cortar a massa em três círculos, um dentro do outro. Não precisa de nenhum equipamento especial. É só usar dois objetos que te permitam cortar a massa de forma que ela fique assim:

No meu caso eu usei essa tampa e esse copinho pra cortar (mas isso vai depender do tamanho de sua massa, por isso é MUITO importante medir antes de cortar)



A Montagem
 
 Agora é só montar os círculos, intercalando as massas pelas cores. Assim:
Não esquecer de passar o recheio entre um círculo e outro (por isso tá sujinho ali)

Cobre com o recheio

Agora monta em cima com os outros círculos de massa que sobraram, intercalando as cores

Continua a montagem (esqueci de tirar uma foto com o círculo azul já em cima) :D
Cobre todo o bolo com a cobertura

E enfeita como quiser!

Vai uma fatia?


Quadriculado, fofinho, e... verzul?
 Como toda perfeccionista, sempre acho que a obra poderia ter ficado melhor :D. Uma das coisas que farei da próxima vez é usar 4 discos de massa ao invés de apenas 2, pra dar um efeito mais bonito.  Mas na vida e na cozinha é assim, a gente tá sempre em evolução (hehhehe). Quando fizer de novo posto aqui.

Pra recheio e cobertura eu usei brigadeiro mole, mas você pode usar o que quiser: doce de leite, doce de goaiaba, creme de manteiga, chantilly....

É isso.
Bjos,
Camila

Um comentário: